sexta-feira, 27 de março de 2009

"Jesus não fundou o Cristianismo"


Se você não sabia, fique sabendo!

Você sabia que foi apenas no ano 190 d.C. que a palavra grega ekklesia, que traduzimos como igreja, foi pela primeira vez utilizada para se referir a um lugar de reuniões dos cristãos? Sabia também que esse lugar de reuniões era uma casa, e não um templo, já que os templos cristãos surgiram apenas no século IV, após a conversão de Constantino?

Você sabia que os cristãos não chamavam seus lugares de reuniões de templos até pelo menos o século V? Você sabia que o primeiro templo cristão começou a ser construído por Constantino, sob influência de sua mãe Helena, em 327 d.C., às custas de recursos públicos, e sua arquitetura seguia o modelo das basílicas, as sedes governamentais da Grécia e, posteriormente, de Roma, e dos templos pagãos da Síria?

Você sabia que as basílicas cristãs foram construídas com uma plataforma elevada acima do nível da congregação e que no centro da plataforma figurava o altar, e à sua frente a cadeira do Bispo, que era chamada de cátedra? Você sabia que o termo ex cathedra significa "desde o trono", numa alusão ao trono do juiz romano, e, por conseguinte, era o lugar mais privilegiado e honroso do templo?

Você sabia que o Bispo pregava sentado, ex cathedra, numa posição em que o sol resplandecia em sua face enquanto ele falava à congregação, pois Constantino, mesmo após a sua conversão ao Cristianismo, jamais deixou de ser um adorador do deus sol? Você sabia que o atual modelo hierárquico do Cristianismo, que distingue clero e laicato, teve origem e ou foi profundamente afetado pela arquitetura original dos templos do período Constantino?

Você sabia que Jesus não fundou o Cristianismo, e que o que chamamos hoje de Cristianismo é uma construção religiosa humana, feita pelos seguidores de Jesus ao longo de mais de dois mil anos de história? Você sabia que o que chamamos hoje de Cristianismo está profundamente afetado por pelo menos três grandes eras: a era de Constantino, a era da Reforma Protestante e a era dos Avivamentos na Inglaterra e nos Estados Unidos? Você sabia que é praticamente impossível saber a distância que existe entre o que Jesus tinha em mente quando declarou que edificaria a sua ekklesia e o que temos hoje como Cristianismo Católico Romano, Protestante, Ortodoxo, Pentecostal, Neopentecostal e Pseudopentecostal?

Você sabia que os primeiros cristãos se preocuparam em relatar as intenções originais de Jesus com vistas a estender seu movimento até os confins da terra? Você sabia que este relato está registrado no Novo Testamento, mais precisamente nos Evangelhos e no livro de Atos dos Apóstolos? Você sabia que o terceiro evangelho, Evangelho Segundo Lucas, e o livro dos Atos deveriam formar no princípio uma só obra, que hoje chamaríamos de "História das origens cristãs"? Você sabia que os livros foram separados quando os cristãos desejaram possuir os quatro evangelhos num mesmo códice, e que isso aconteceu por volta de 150 d.C.? Você sabia que o título "Atos dos Apóstolos" surgiu nessa época, segundo costume da literatura helenística, que já possuía entre outros os "Atos de Anibal" e os "Atos de Alexandre"?

Bem, se você não sabia...Fique sabendo...e pense muito sobre tudo isso!

Por: Bruno dos Santos é pastor, formado em Teologia Contemporânea pelo ICEC (Instituto Cristão de Ensino Contemporâneo) e pós-graduando pela Universidade Doxa (DOXA University Bible College / Flórida USA). Português, natural de Angola, Bruno dos Santos é diretor da "Cruzada Missionária Continental Brasil", coordenador teológico do "Centro de Capacitação Ministerial" e escritor nas áreas de teologia e liderança.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Uma mensagem urgente


Uma mensagem urgente
David Wilkerson, 05/03/2009
Tradução de João A. de Souza Filho


Sinto-me impelido pelo Espírito Santo de enviar esta mensagem a todos os que estão em minha lista de endereços, amigos e bispos que encontramos em todas as partes do mundo.

Enfrentaremos uma calamidade mundial que sacudirá a terra. Será tão terrível que todos tremerão de medo – até os mais santos entre o povo de Deus.

Faz dez anos que venho alertando as pessoas a respeito dos milhares de incêndios que ocorrerão em Nova Iorque. Esses incêndios tomarão conta de todo o mega-complexo que inclui áreas de Nova Jérsey e Connecticut. As grandes cidades da América experimentarão baderna e incêndios – como os de Watts em Los Angeles anos atrás.

Incêndios e badernas agitarão as principais cidades do mundo. Haverá saques – incluindo a região de Times Square e em toda a cidade de Nova Iorque. O que estamos enfrentando agora não é uma recessão, nem mesmo uma depressão (econômica). Estamos sendo alvos da ira de Deus. No Salmo 11 está escrito: "Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?" (v 3).

Deus está julgando os pecados da América e das nações. Ele está destruindo os fundamentos seculares.

O profeta Jeremias suplicou à iníqua Israel, "Ora, pois, fala agora aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o Senhor: Eis que estou forjando mal e formo um plano contra vós outros; convertei-vos, pois, agora, cada um do seu mau proceder e emendai os vossos caminhos e as vossas ações. Mas eles dizem: Não há esperança, porque andaremos consoante os nossos projetos, e cada um fará segundo a dureza do seu coração maligno" (Jr 18.11-12).

No Salmo 11.6 Davi alerta, "Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice." Por que? A resposta de Davi é: "Porque o Senhor é justo" (v 7). Será juízo justo – da mesma maneira que Deus julgou os pecados de Sodoma e aqueles cometidos nos dias de Noé.

E como devem se comportar os justos? O que acontecerá com o povo de Deus?

Primeiro. Quero lhes dar uma palavra prática que eu recebi pra mim. Acumule alimentos para que durem trinta dias, material de higiene e outros que são essenciais. Nas grandes cidades os supermercados ficam vazios em menos de uma hora, sempre que uma catástrofe é anunciada.

Para reagirmos espiritualmente temos duas opções. Isto está esboçado no Salmo 11: "fugimos como pássaros para a montanha", ou como Davi diz: "os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens" (v 4). "No Senhor está meu refúgio" (v 1).

Direi à minha alma: Não precisa fugir! Não precisa se esconder! É Deus agindo. Olharei para o Senhor em seu trono e o verei com seu olhar amoroso observando-me em cada passo que eu der – confiando que ele guardará seu povo nas calamidades e nas provações.

Nota: Não sei quando isto ocorrerá, mas sei que está se aproximando o dia. Hoje tirei o fardo de minha alma. Faça com esta mensagem o que você quiser.

Deus abençoe,

Em Cristo,

David Wilkerson

_______________________

David Wilkerson é pastor presidente da Times Square Church, uma grande igreja com mais de 8.000 membros. Fundador e presidente do Desafio Jovem, entidade destinada a recuperar drogados. Conferencista internacional e autor de vários livros dentre eles A Cruz e o Punhal que narra sua trajetória ministerial. Suas mensagens têm sido traduzidas para diversas línguas alcançando pessoas ao redor do mundo.

segunda-feira, 2 de março de 2009

10 Dicas para viver com Entusiasmo


Entusiasmo no grego significa “Ter Deus dentro de Você”, viver entusiasmado é ter Deus dentro de você, Abraão passou a viver com esse sentimento, ainda que venham lutas e adversidades não pode esmorecer alguém que vive com entusiasmo, aqui vai algumas dicas para você passar a viver com entusiasmo:


1 - Afastar-se de fatos e de pessoas negativas e negadoras. Cuidado com as notícias ruins afaste-se delas

Como é sério isso meu amigo, não se pode viver entusiasticamente, se seu relacionamento está ligado a pessoas negativas e negadoras, Abraão não sairia daquela terra se estivesse se relacionando com esse tipo de pessoas, sabe por que pessoas negadoras e negativas não querem que você cresça e saia da terra, eles tudo farão para impedir o agir de Deus na sua vida, mais quando Deus opera ninguém pode impedir, saiba escolher suas amizades.
Deus se preocupa com suas amizades e com que você se relaciona, pessoas que só sabem criticar e falar mal dos outros não será um bom amigo.


2. Aceitar e valorizar os "insights" positivos

Aceitar e valorizar momentos positivos é indispensável para se viver com entusiasmo, saiba reconhecer e aceitar o que é positivo na sua vida, não descarte as oportunidades, veja cada momento como sinal de Deu para sua vida.


3. Não reclamar e não falar mal dos outros

É comum encontrarmos pessoas que estão sempre a reclamar da vida, do trabalho do salário nunca estão satisfeito com nada, só fazem reclamar, como posso ser chamado para mudar se eu mesmo não vejo possibilidades de mudança e estou sempre a reclamar de tudo. O mal habito de falar mal dos outros, de estar sempre a criticar o que os outros fazem não vendo qualidades nas pessoas, não aceite que pessoas negadoras cheguem a você falando mal dos outros, se nós pararmos para vê e criticar nossos irmãos não teremos tempo para amá-los.



4. Cultivar a alegria, o riso, o bom humor

Você conhece uma pessoa alegre, feliz e sempre bem humorada? Sem dúvida irás perceber que estas pessoas têm lutas e adversidades, mais não elas não deixam que as circunstâncias tirem a alegria o bom humor, assim deve ser nós pessoas alegres que venham a contagiar nossa alegria. Pode acreditar pessoas assim tem muitos amigos, e todos querem estar ao seu lado, essa pessoa contagia alegra o ambiente.


5. Iluminar mais o seu ambiente de trabalho e a sua casa

Ser diferente, se superar, surpreender a todos com seu estilo de vida, você é único não há ninguém igual a você, mais se supere, impressione a todos que estão ao seu redor, seja simpático e cativo a todos, seja carismático.


6. Ser alguém sempre pronto a colaborar

Como é bom poder contar com as pessoas que estão ao nosso lado, ser útil, estar sempre disponível, isso são atitudes de quem é chamado para mudar.


7. Surpreender as pessoas com "momentos mágicos"

Surpreender as pessoas é fazer o que elas não esperam, mude sua rotina esteja a surpreender sempre, você verá que vale a pena, crie momentos mágicos.


8. Fazer tudo com sentimento de perfeição, prestando atenção aos detalhes

Fazer simplesmente o melhor, em tudo que fazemos prestarmos atenção aos detalhes, não sendo perfeccionista, mais sendo excelente naquilo que fazemos.


9. Acreditar no seu Potencial

Potencial significa poder nunca usado, capacidades e habilidades que muitas vezes estão adormecidas e que existem e estão dentro de cada um de nós, Deus nos criou com um potencial, você é aquilo que você acreditar ser. Pense Nisso!


10. Sempre calcule o melhor!

Certo jornalista entrevistou Henry Ford, um dos maiores gênios industriais deste mundo. Entre outras perguntas, ele indagou se a preocupação havia sido um problema. O Sr. Ford respondeu que fora até ele ficara “ocupado demais para se preocupar”. A seguir, Ford deu ao escritor o que ele chamava de fórmula segura para eliminar a preocupação. Ford disse: “Creia no melhor, pense o melhor, estude da melhor forma possível, tenha um alvo para alcançar o melhor, tente o seu melhor e no final todas as coisas irão resultar no melhor.” Seu último conselho foi: “Sempre calcule o melhor”.

Por Pastor Marco Aurelio (site Sepal)