quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

No silencio da Leitura



“Ah! se Deus permitisse que a minha interpretação e a de todos os outros mestres desaparecessem, e que cada cristão pudesse chegar diretamente à Escritura apenas, e à pura palavra de Deus!
Percebe-se já por essa tagarelice minha a incomensurável diferença entre a palavra de Deus e todas as palavras humanas, e como homem algum pode, com todas as suas palavras, adequadamente alcançar e explicar uma única palavra de Deus.
Trata-se de uma palavra eterna e deve ser compreendida e meditada com uma mente silenciosa.
Ninguém é capaz de compreendê-la a não ser a mente que a contempla em silêncio.
Para qualquer um capaz de fazê-lo sem comentário ou interpretação, meus comentários e os de todos os outros não seriam apenas inúteis, mas um estorvo.
Vão para a própria Bíblia, caros cristãos, e não permitam que as minhas exposições e as de outros estudiosos sejam mais do que uma ferramenta que capacite a edificar de forma eficaz, de modo que sejamos capazes de compreender, experimentar e habitar a simples e pura palavra de Deus; pois apenas Deus habita em Sião.”

Graça e Paz amados!!

Essa reflexão não é minha, mas do nosso conhecido Martinho Lutero, o considerado Pai da Reforma protestante.

Naquela época ele estava preocupado com o comodismo dos Cristãos em apenas ouvir a Palavra de Deus. E o que ele nos alerta é exatamente ao fato que nem mesmo o melhor dos pregadores teria condição de transmitir a verdadeira essência da Palavra verdadeiramente como ela é, ou seja, nada e nem ninguém substitui o contato pessoal, sua própria leitura, onde no silencio da leitura a Palavra nos fala com o verdadeiro Poder...

Um grande abraco a todos,

Shalon,

Ana Burle

Um comentário:

fernandaipa disse...

As palavras de Martinho Lutero nos faz repensar a mesmice do frequentador de igrejas. Acho que é da natureza humana o gostar de se acomodar... Mas no plano espiritual é perigoso. A colocação é brilhante. Entretanto, não vamos nos esquecer de que quando os intérpretes da Palavra falam, muitas almas são atingidas, pois esse é um dos propósitos de Deus. Então, será que Deus não usou Martinho Lutero lá atrás para que hoje eu estivesse lendo esse blog? Bom mesmo é meditar na Palavra e compartilhar experiências com outras pessoas... Assim Deus usa as outras pessoas e pode (por que não?) até mesmo nos usar.
Seu blog é uma bênção!
Fernanda Mendonça