terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

AVATAR: O que realmente significa???


Mas o Espírito Santo expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" -
I Tm 4.1

Chamou-me a atenção quando observei uma criança brincando com uma figura luminosa parecida com um ser humano, mas que possuía uma espécie de rabo. Ela disse que era um "avatar". Fui pesquisar e descobri algumas coisas interessantes que, como cristão, devem nos remeter a uma reflexão, principalmente sobre o contato que crianças têm com essa "doutrina" sendo vítimas fáceis de bem elaboradas e intrincadas teias diabólicas.
Primeiro é importante saber o que significa "avatar", que segundo o dicionário Michaelis é:
"No hinduísmo, encarnação (literalmente descida) de uma divindade sob a forma de um homem ou de um animal, sobretudo de Vixenu, segunda pessoa da trindade indiana".

Olha só com o que as crianças estão tendo contato e se maravilhando...
Depois, como se trata de um termo novaerense, pesquisei o significado que eles dão e achei o seguinte:
Segundo Alice Ann Bailey (mentora da Nova Era) a palavra "avatar" significa:
"Descer com a aprovação da fonte superior da qual provém, para benefício do lugar ao qual chega" (Dicionário Sânscrito de Monier Willians).

Segundo ela, os "avatares" mais conhecidos são: Buda no oriente e Jesus no ocidente. Ainda segundo ela, os "avatares" expressam dois incentivos básicos: a) A necessidade de Deus fazer contato com a humanidade e relacionar-se com os homens e b) A necessidade que tem a humanidade de entrar em contato com a divindade e ser ajudada e compreendia por ela.
Amados, é testemunha que não tenho a menor intenção de propagar tal ensino, todavia, se faz necessário trazer esses relatos para que - principalmente os pais - estejam atentos sobre que tipo de "influência" que os filhos estão se expondo.
Para minha surpresa, quando fui pesquisar sobre o filme, descobri que o James Cameron (o diretor) estudou, pesquisou e demorou nada mais e nada menos do que uma década para lançar tal filme (e derivados). Estranho não? Por que demorar 10 anos para lançar um filme, sendo que bem sabemos tratar-se de um negócio bilionário? Logo percebemos que não é tanto pelo dinheiro, mas sim o momento certo de disseminar uma "doutrina".
Agora, após o lançamento do filme e paralelo a ele, são lançados games, brinquedos, revistas, etc...
Sem dúvida, as crianças (mesmo as que não assistem ao filme) ficarão encantadas com o filme e suas engenhocas fascinantes, e assim serão atraídas exatamente como aconteceu com as crianças do Flautista de Hammelin.
A armadilha é sempre a mesma, ou seja, criar instrumentos com os quais as crianças poderão acumular conhecimentos e absorver informações (serem doutrinadas).
A tática é usar símbolos, pois, bem sabemos que a cognição funciona melhor quando expostos a simbologias.
Portanto, assim como me chamou a atenção aquele garotinho inocentemente brincando com seu avatar (ele provavelmente nem assistiu ao filme e muito menos sabe o que significa), espero que o Senhor esteja chamando a atenção de pais e mães, pois, não me canso de escrever que é bíblico dizer:
"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." (I Co 15.33).

Por trás de um aparente inocente filme, brinquedo ou game, uma alma está sendo enredada por um inimigo sutil e terrível, cuja forma de ação se resume em roubar, matar e destruir, mesmo que sejam inocentes indefesos.
Em o Nome do Senhor, está dada a informação!


Autor: Vilson Ferro Martins
Fonte: Estudos Gospel

3 comentários:

LUCAS disse...

eu acho isso uma verdade pois estamos cheios de laços do inimigo em nossas vidas e quem fala aki é antonio lucas e tenho 13 anos se poder ore por mim para que eu não pegue essas coisas do demonio!

Unknown disse...

Olá, tudo bem?
Bom, pelo que pude ler de seu texto através da sua rápida pesquisa de fato é possível perceber várias informações interessantes. Porém em momento algum se é utilizado o termo "demônio" nessas mesmas pesquisas que você fez sobre avatar e a origem de seu termo. Além de não conter nada pejorativo, nem de influência negativa pra quem lê. Pelo contrário. Ele apenas mostra uma visão diferenciada de Deus, diferente daquilo que estamos acostumados a partir de nossa perspectiva cultural.

Sou cristão, sou evangélico e tenho imenso respeito por minha religião, assim como também respeito a religião dos outros.
Jesus nos ensinou a compaixão, amor ao próximo e a tolerância e não disseminação de palavras que podem incitar irracionalidade, ódio e intolerância com o que nos é estranho.
Cada um segue aquilo que melhor lhe convém e não cabe a nós apontar o dedo, nem julgar ninguém , muito menos se utilizar de sensacionalismo pra imputar medo nas pessoas.

Se algo lhe é estranho, não precisa se dar ao trabalho de tentar entender, ou aceitar, ou propagar a sua intolerância como verdade absoluta, mas a palavra chave aqui é respeito. Respeito ao próximo.
Espero que você tenha uma semana maravilhosa.
Fica na paz irmã.

Ana Burle disse...

Ola Sergio Veloso, Paz!!

Obrigada pelo seu Feedback. Foi até bom porque tem muuuito tempo que não voltava por aqui.. ;-)

Super entendo sua colocação e concordo que o respeito deve estar a cima de tudo, pp com quem tem uma religião diferente da nossa, e temos muito cuidado com isso.

Preciso lembrá-lo que esse é um Blog 100% de conteúdo cristão e não podemos correr o risco de classificar conteúdo que cita outras religiões ou até mesmo que venha a representar doutrinas ou interpretações bíblicas diferentes como desrespeito. Afinal é exatamente aí que existem nossas diferenças é aí que o respeito deve existir.

A proposito, o texto não é meu, compartilhei na época justamente poque achei uma reflexão interessante e o principal propósito como em tudo que publiquei aqui é incentivar os leitores a terem uma análise reflexiva de sua vida cristã assim como faço da minha, portanto de maneira nenhuma posso colocar qualquer texto aqui com a pretensão de ter a verdade absoluta.

De qualquer maneira absorvo seu conceito, sua crítica e conto com suas orações pois acredito que sempre podemos melhorar e quem sabe um dia volto a movimentar esse blog que já esta a anos adormecido nessa imensidão das redes sociais..

Deus te abençoe!!!