terça-feira, 28 de outubro de 2008

OS NOMES DE DEUS (PARTE 2)

Quando conhecemos uma pessoa, a primeira coisa que normalmente usamos para identifica-la é o seu nome. E muitas vezes percebemos que o nome de alguem traz consigo uma característica muito pessoal.

Ao estudarmos as escrituras, podemos encontrar o nome de Deus se apresentando de varias formas. Porem vamos refletir na forma como Ele próprio se apresentou:

"Moises perguntou:"Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: 'Qual e o nome dele?'. Que lhes direi? Disse Deus a Moises: "Eu Sou o que Eu Sou. E isso que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês". Ex 3: 13 e 14.

Incrível isso, não é? Essa é uma expressão que permite definir todos os atributos únicos e exclusivos do nosso Deus. Ao afirmar que Ele é o Eu Sou, Ele esta nos dizendo que Ele é tudo o que precisamos ou esperamos que Ele seja, Aleluia!!!

Por isso encontramos uma variedade de nomes para Deus. Essa variedade representa o que Deus é de acordo com as nossas necessidade, por exemplo:

YHWH Elohim – (יהוהאלהים) = Criador de todas as coisas.
YHWH Jireh – (יהוהידח) = O Senhor proverá – Deus proverá (Gênesis 22:8-14).
YHWH Rafa – (יהוהדפה) = O Senhor que te sara. (Êxodo 15:26)
YHWH Nissi – (יהוהנסי) = O Senhor é a Minha Bandeira. (Êxodo 17:15).
YHWH Shalom – (יהוהשלום) = O Senhor é Paz. (Juizes 6:24).
YHWH Raah – (יהוהדעה) = O Senhor é o Meu Pastor.(Salmos 23:1).
YHWH Tsidikenu – (יהוהצדקנו) = Senhor Justiça nossa.(Jeremias 23:6).
YHWH Sabaoth (Sebhãôh) – (יהוהצכאח>) = O Senhor dos Exércitos.(Salmos 24:10).

Veja bem que em Proverbio 18:10 esta afirmando que os justos encontram segurança no nome do Senhor. Eu posso entender aqui que se os justos procuram significa que, em alguma situação, eles perderam, ficaram sem essa segurança. Ter uma fé abalada ou falta de esperança são sintomas que todos nós, mesmo os justos, podemos ter em vários momentos de nossas vida.

A grande diferença é saber que se procurar o socorro no Senhor, Nele com certeza encontraremos. Por isso é tao importante conhec ê -lo.

Outro ponto fundamental que percebo aqui é que o Senhor é a nossa torre forte. E interessante porque, quando passamos por esses problemas, o primeiro sentimento que normalmente acontece é que Deus nos abandonou, nos deixou sozinhos. Porém, a Palavra de Deus me garante que o Senhor é a torre forte, ou seja, Ele permaneceu l á o tempo todo, não houve variação da sua posição, Ele sempre esteve, quem mudou fomos nos. Nós e que nos afastamos Dele, que buscamos conforto e proteção em outros lugares, acreditando mais em outras coisas ou outros valores.

Torre forte é o nome do Senhor porque o Senhor é tudo que nós precisamos. Por isso é importante refletir e buscar conhecer os nomes de Deus e o que eles significam para nós. Assim quem o busca, O encontra.

Esses são apenas alguns significados do nome de Deus, afinal nas escrituras encontramos mais de 72 significados, porém vou deixar para que você descubra, dia a dia, essa fonte inesgotável de poder...

Enfim, que hoje possamos entender que o nome do Senhor é a nossa torre forte para que, antes de tudo, possamos nos recorrer a Ele em nossos momentos de dificuldades tanto como nos momentos de realizações ou de alegria, afinal só Ele é o Eu Sou. Aleluia!!!

Shalom Adhonai,

Ana Burle

Nenhum comentário: