terça-feira, 28 de outubro de 2008

OS NOMES DE DEUS

OS NOMES DE DEUS (PARTE 1)

Hoje refleti de uma forma simples, mas muito forte, sobre a importância de conhecermos o significado do nome do Senhor.

יהוה

Essa figura que você acima é o Tetagrama do nome de Deus ou Tetragrama YHVH (יהוה), refere-se ao nome do Deus de Israel, sua forma escrita já transliterada e depois, latinizada, como de uso corrente na maioria das culturas atuais.

Essa é uma linguagem um pouco complicada a primeira vista, visto que não temos o habito de estudar o sentido etiológico das palavras e muito menos línguas como o Hebraico e Aramaico. Porém, seria muito bom buscar esse conhecimento quando estudamos as escrituras. Muitas vezes, a tradução de um texto permite que o valor real de uma palavra ou expressão sofra uma desvalorização, se assim posso dizer, fazendo passar despercebido valores importantíssimos de sua real expressão.

O Tetragrama aparece mais de 6.800 vezes — sozinho ou em conjunção com outro "nome" — no texto hebraico do Antigo Testamento, a indicar, pois, tratar-se de nome muito conhecido e que dispensava a presença de sinais vocálicos auxiliares (as vogais intercalares).

Os nomes YaHVeH (em português: Javé), ou YeHoVaH (em português: Jeová), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas , mas alguns eruditos preferem o uso mais primitivo do nome das quatro consoantes YHVH, já outros eruditos favorecem o nome Javé (Yahvéh ou JaHWeH). Ainda alguns destes estudiosos concordam que a pronúncia Jeová (YeHoVaH ou JeHoVáH), seja correta, sendo esta última, a pronúncia mais popular do Nome de Deus em vários idiomas.

Em Provérbios 18:10 lemos que:

"O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros." (NVI)

Muitas vezes passamos por situações em que a nossa fé ou a nossa segurança não estão da forma como gostaríamos que estivesse. Vencer o dia a dia não é fácil. São tantas lutas, tantos obstáculos, tantos acontecimentos que quando a gente percebe, estamos carentes, fracos e precisando de um porto seguro.

Isso acontece porque, na maioria das vezes, não nos direcionamos ao Senhor certos de quem Ele é realmente. Deus é o nosso refugio, porém, antes de alcançá-lo, ou melhor, percebê -lo, corremos de um lado para o outro em busca de alternativas mais visíveis e palpáveis. Isso acaba machucando ainda mais a nossa fé, porque nos faz percorrer um caminho muito mais longo de deserto...

Devemos ter a certeza que os problemas existem, mas que, acima deles existe o Senhor. Ele nunca permitiria que enfrentássemos qualquer situação se Ele mesmo não estivesse ali, pronto para nos socorrer.

Nenhum comentário: