terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Feliz Chanukah!


Graça e Paz amados!!

Recebi hoje por email um texto sobre a Chanukah muito interessante que senti de compartilhar com vocês..

Que Deus abençoe a todos..

Shalom,

Ana Burle

Informe especial de Chanikah

Hoje, é a 2a noite de Cahnukah, em que a 2a vela foi acesa!

Gostaria de esclarecer o significado tão importante desta festa, que também foi celebrada por JESUS, porquanto o Perfeito Judeu (João 10. 22), por meio de um texto de intercessão que recebi.

Feliz Chanukah!

"Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; 48 Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. 50 E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem. 51 Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. 52 Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos. 54 Auxiliou a Israel seu servo, recordando-se da sua misericórdia; 55 Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre" (Lucas 1. 46-55)


Durante Chanukah o povo judeu declara: "Nes gadol haiah poh!", "Um grande milagre aconteceu aqui" ("Nes gadol haiah sham", ou "Um grande milagre aconteceu lá", para aqueles que estão fora de Israel). No período das refeições, a seguinte oração é declarada: "Nós Te agradecemos YHVH ELOHEICHA… por todos os milagres, e pela salvação, e por Teus poderosos feitos, e pelas vitórias, e por todas as maravilhas, e pelas consolações, e pelas batalhas que TU batalhaste por nossos pais, até este tempo".

De acordo com as Escrituras, Maria foi concebida do MESSIAS, provavelmente, durante Chag Chanukah ou Festa da Dedicação (veja artigo "When Was Messiah Born?" (see http://www.thewatchman.org/en/articles/article_when_messiah_p1.php) e YEHOSHUA nasceu 9 meses depois, durante Rosh HaShanah ou Festa das Trombetas, o primeiro dia do 7o mês, que está conectado à criação de Adam, o 1o homem. João Batista nasceu 6 meses antes, em conexão às expectativas da vinda do profeta Eliyahu (Elias).

"...o milagre aconteceu e um novo Templo foi feito para casa da glória de ELOHIM!"

O cântico de louvor de Maria, registrado em Lucas 1. 46-55, confirma isto e reflete vividamente o tema, a história e a liturgia de Chanukah:

"…meu espírito se alegra em ELOHEI YISH'IY (DEUS meu Salvador)... porque o Todo Poderoso fez grandes coisas por mim... ELE realizou poderosas obras com Seu braço; ELE dissipou os soberbos em seus mais íntimos pensamentos. ELE depôs poderosos de seus tronos, mas elevou ao humilde… ELE auxiliou Seu servo Israel, recordando-Se de ser misericordioso a Avraham e a seus descendentes para sempre, assim como declarou a nossos pais".

YEHOSHUA é o Templo

Chanukah é a Festa da Dedicação, celebrando a dedicação do Templo de ELOHIM. YEHOSHUA refere-Se a Si mesmo como o Templo de ELOHIM. João 2. 21 – "Mas ELE falava do templo do Seu Corpo". Este é o Corpo que foi concebido no útero de Maria durante Chanukah. Verdadeiramente, um grande milagre ocorreu ali exatamente como Maria proclamou! Um novo Templo foi dedicado a ELOHIM naquele Chanukah, mais de 2000 anos. HalleluYah!

Além disso, quando ELE entra no mundo, diz: "Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo Me preparaste;... Então disse: Eis aqui venho (No princípio do Livro está escrito de Mim), para fazer, ó ELOHIM, a Tua vontade" (Hebreus 10. 5,7).


Chanukah é a Festa das Luzes. Lemos também sobre a vinda do MESSIAS ao mundo:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com ELOHIM, e o Verbo era ELOHIM… NELE estava a vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevalecem sobre ela. … A verdadeira luz que ilumina a todo o homem veio ao mundo. ... E o Verbo Se fez carne e habitou entre nós. E vimos a Sua glória como a do Unigênito do PAI, cheio de graça e de verdade" (João 1. 1,4,5,9,14).

"Utilizemos esta estação para buscar a face de ELOHIM, purificar nossas vidas e dedica-las completamente à vontade de ELOHIM"

Quando Maria disse, "cumpra-se em mim segundo a Sua vontade", foi que o Verbo se fez carne nela e, literalmente, 'tabernaculou', fez-se um tabernáculo ou Templo, entre nós, como MESSIAS que era concebido, pelo Espírito Santo, no útero de Maria. Foi nesse momento que o milagre aconteceu e o novo Templo foi feito para ser a casa da glória de ELOHIM!

"E Maria disse ao anjo: 'Como pode ser isso, visto que eu não conheço homem?' E o anjo respondeu e disse a ela: 'O Espírito Santo virá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá: por isso também o Santo que foi gerado em ti, será chamado Filho de DEUS... Porque, nenhuma palavra de ELOHIM é destituída e poder. E Maria disse: 'Eis aqui a serva de YHVH; seja feito isso em mim, de acordo à Tua palavra'. E o anjo ausentou-se dela" (Lucas 1. 34-38, American Standard Version)

Nós somos um Templo

Hoje, nós somos o Corpo do MESSIAS chamados para casa da glória de ELOHIM

"Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de ELOHIM; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que JESUS CRISTO é a Principal Pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo em YHVH. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de ELOHIM em Espírito" (Efésios 2. 19-22).

Maria dedicou seu corpo para os propósitos de ELOHIM. A glória de ELOHIM entrou e ela deu à luz ao MESSIAS. Também nós temos a necessidade de dedicar-nos, individual e corpotativamente, para sermos limpos e cheios da glória de ELOHIM.

Para tal, devemos obedecer à Palavra de ELOHIM. Usemos esta estação, este período para buscarmos a face de ELOHIM, purificarmos nossas vidas e dedicarmo-las completamente para a vontade de ELOHIM. Acenda as velas, regozije-se e louve a ELOHIM que é a verdadeira LUZ, YEHOSHUA o MESSIAS que veio ao mundo!

Tenham todos um abençoado e feliz Chanukah!

('A Worldwide Network of Prayer for Israel & the Middle East "for such a time as this" - Prayer Alert 08-43, December 19, 2008 – Kislev 22, 5769 - The Elijah Prayer Army - www.thewatchman.org)

Motivos de oração:

  • que nesses dias de Chanukah, a Luz penetre os corações de famílias hebréias inteiras, tanto em Israel como em todas as nações onde ainda se encontram;
  • ore pelos judeus ortodoxos em Israel e no mundo, que venha sobre eles um despertar espiritual entre os religiosos, com sede e fome pelo Verbo de ELOHIM;
  • que Israel seja ousado, como foram os Macabeus, lutando pelo direito de serem o povo separado e escolhido por YAH, tomando posse de seu território, das fronteiras a eles prometidas desde o pai Avraham. Que obedeçam a Palavra, crendo no seu CRIADOR, SENHOR e Salvador;
  • que nesses dias de festa da dedicação, ao acenderem as velas da chanukiah (candelabro de 9 braços), possam ter seus olhos abertos para ver ao Príncipe da Paz e REI dos reis, a LUZ do mundo, 'revelação para os gentios e glória para todo o povo de Israel' (Lucas 2. 30).

Chag Chanukah sameach,

Com amor,

marciah malkah

Nenhum comentário: